Validação em CME – Limpeza

A terminologia validação é o processo que fornece uma evidência documentada, através de avaliações técnicas para o qual é indicado a fazer. A performance é expressa em termos de características de cada operação técnica, assegurando a credibilidade destas durante o uso rotineiro.

Alguns parâmetros devem ser considerados numa validação de limpeza rotineira tais como: o formato dos materiais, a exequibilidade dos procedimentos operacionais padrão, a definição de seu uso e o tipo de esterilização indicada pelo fabricante.

A validação é aplicada para cada instrumento/equipamento e não por sua classe, devido às características intrínsecas de cada um, pois, existem instrumentos/equipamentos com partes que são descartáveis e outros, não, e também, uma grande variedade de materiais com composições químicas diferentes, impossibilitando estabelecer a quantidade máxima de reprocessamentos, bem como sua eficácia.

Outro ponto importante após a validação da limpeza dos materiais é a validação da esterilização deles, devendo demonstrar que o instrumento/equipamento esteja livre de contaminantes microbianos viáveis, garantindo que seja atingido o nível de esterilidade (SAL- Sterility Assurance Level) dos mesmos.

Por tudo isso que foi abordado, é muito importante uma equipe capacitada e comprometida na execução desses procedimentos operacionais padrão, sendo possível a rastreabilidade com execução fidedigna.

www.esterimed.com.br

comercial@esterimed.com.br

Tel. (15) 3042-8989 / (15) 3042-9898

WhatsApp – (15) 97400-7705

Estamos em Sorocaba atendemos todo estado de São Paulo

Grande São Paulo, Campinas, Santos, Guarujá, Sorocaba e Itu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *